p_11020gg

As 5 Linguagens do Amor

Editora: Mundo Cristão

Número de página: 208

Sinopse:
 
Resenha:
O autor Gary Chapman é pastor, palestrante e possui mais de 30 anos de experiência em aconselhamento de casais. Ele entendeu que compreender as diferenças de um casal é um ponto chave para encontrar o equilíbrio no relacionamento.

“Se quisermos estabelecer contato eficiente em diversas fronteiras culturais, é preciso aprender a linguagem daqueles com quem desejamos nos comunicar. É a mesma coisa no âmbito amoroso.”

Basicamente, não importa o quanto você se esforce para expressar o seu amor em uma linguagem, se o outro só entende outra linguagem. O segredo então, é descobrir qual a linguagem do outro e mostrar a sua para ele, com o esforço, respeito e paciência de ambos, podem encontrar o equilíbrio necessário para o sucesso do relacionamento.
A experiência de Chapman fez com que ele chegasse a 5 tipos de linguagens de amor, podendo ter variações. Conhecer as linguagem e descobrir a linguagem do seu parceiro pode alterar o comportamento dele de forma significativa. A partir do momento que ele se sente amado,  passa a corresponder melhor.
No livro, o autor explica em detalhes cada linguagem, com exemplos reais. Vou deixar aqui algo bem resumido sobre cada uma delas.
1ª Palavras de Afirmação: elogiar e usar palavras de incentivo.

“O potencial latente do seu cônjuge nessas áreas de insegurança, pode estar à espera de suas palavras encorajadoras.”

2ª Tempo de Qualidade: dar sua atenção completa, olhar nos olhos, ouvir, atividades em casal.

“Pesquisas recentes indicam que uma pessoa costuma ouvir por apenas dezessete segundos antes de interromper.”

3ª Presentes: não importa o valor e sim a importância de presentear.

“Um presente é algo que você possa segurar na mão e dizer ‘Olhe, ele estava pensando em mim’… É preciso pensar em alguém para presentear… E não é apenas a intenção do pensamento que conta, mas o pensamento expresso pelo presente oferecido como expressão de amor.”

4ª  Atos de Serviço: lavar, passar, limpar, pagar contas…

“Assim que decidiram fazer pedidos em vez de exigências, o casamento começou a se transformar.”

5ª Toque Físico: andar de mãos dadas, beijar, abraçar, ter relações sexuais.

“Não cometa o erro de acreditar que o toque prazeroso para você também dará prazer a seu cônjuge.”

Você pode descobrir qual a sua linguagem fazendo o teste: Teste – As 5 Linguagens do Amor.

“O que faz você se sentir mais amado? O que você deseja acima de qualquer coisa?”

O amor se relaciona com todas as nossas necessidades básicas. Ter o amor como porto seguro, te faz enfrentar qualquer incerteza e alimenta sua autoestima.

“Se alguém me ama, devo ser importante.”

O livro aborda assuntos polêmicos. Não apenas traz o “amar” como uma questão teórica. Mostra a realidade dura dos relacionamentos. De forma sábia e em uma linguagem muito simples e envolvente, você encontrará respostas para aquelas perguntas que estão apenas na sua cabeça, que nunca teve coragem de abrir para alguém, ou simplesmente perguntar para o seu parceiro.
Quando me deparei com esse título me vieram alguns pensamentos: “Um livro sobre casamentos”, “eu não preciso, meu casamento tem seus dias difíceis, mas é bacana”, “eu já me esforço o suficiente”, “meu marido que deveria ler então”… mas preciso dizer que o livro é um guia para qualquer relacionamento e acredite, tudo sempre pode melhorar e você sempre pode fazer um pouco mais. Terminei com aquela sensação de ter aprendido algo tão óbvio que eu até ignorava.
Mesmo sendo pastor, não deixou um ensinamento religioso, Chapman me ensinou a amar na teoria e na prática. Queria que o universo inteiro lesse esse livro.

“E, acima de tudo, tenham amor. Pois o amor une perfeitamente todas as coisas.” Cl 3:14

Faça o teste e descubra a sua linguagem do amor: Clique aqui

Compartilhe!