Contos de fadas

Editora: Wish

Páginas: 448

Ano: 2019

Sinopse:

Todos nós tivemos contato com os contos de fadas pelos desenhos animados, livros ou contações de histórias. O curioso é que todas essas narrativas foram adaptadas sem muito compromisso com os contos originais, perdendo parte da tirania e sutileza naturais da época. Nesta coleção, os melhores contos de fadas foram escolhidos de forma criteriosa, cujas histórias centenárias se enveredam por horizontes escuros e sombrios, onde não há censura ou limites. Seus finais nem sempre envolvem casamentos ou futuros felizes, nos quais a moral prevalece sobre os pecados. Nada mais será escondido ou censurado. A chave para conhecer os contos de fadas originais está em suas mãos. Você tem coragem de abrir esta porta? EDIÇÃO DE COLECIONADOR Com a união de três livros em uma edição de luxo ilustrada, Contos de Fadas em suas versões originais chega em sua sétima reimpressão com capa dura, 38 contos completos, mais de 140 ilustrações e isenta de adaptações literárias de enredo, garantindo o resgate íntegro de textos antigos. Inclui contos da região celta, russa, chinesa, italiana e diversas outras culturas. Entre os autores, a edição recupera Jacob e Wilhelm Grimm, Hans Christian Andersen, Charles Perrault, Joseph Jacobs, Alexander Afanasyev, Jeanne-Marie Leprince de Beaumont e Giambattista Basile. Populares e clássicos: A Pequena Sereia Aladdin e a lâmpada maravilhosa (conto árabe) A Bela e a Fera Branca de Neve A Bela Adormecida Rapunzel Chapeuzinho Vermelho Cinderela Polegarzinha A Rainha da Neve O Pequeno Polegar Os Três Porquinhos João e Maria Barba Azul O Gato de Botas Rumpelstiltskin O príncipe sapo A princesa e a ervilha João e o pé de feijão O alfaiate valente As doze princesas dançarinas O Bravo Soldado de Chumbo As roupas novas do Imperador Raros: A Pequena Vendedora de Fósforos Pele de Asno Hua Mulan (A garota que batalhou como um homem na China) As Explorações de Maui (O semideus de Moana) Sapatinhos Vermelhos O Rouxinol e o Imperador da China Irmãozinho e Irmãzinha Filhos de Lir (conto celta) Chicken Little (O galinho que pensou que o mundo estava acabando) O Flautista de Hamelin Sol, Lua e Talia (a versão original do século XV de A Bela Adormecida) Os Cisnes Selvagens A História dos três ursos As três irmãs Baba Yaga e Vasilissa, a Bela (conto russo)

Quem, entre nós, não aprendeu até agora a saber, os lobos mais perigosos são inimigos gentis e de língua afiada!

Quando soube que existiam histórias originais para os filmes de princesas que eu tanto amava e que me acompanharam na infância, quis muito conhecer, mas faltava oportunidade. Até que a Editora Wish, parceira desse blog e minha crush, publicou algumas edições. Recebi as edições individuais e uma de luxo para colecionadores. É uma editora que me conquistou muito pelo visual, mas agora que já conheço por dentro as suas obras, posso garantir que a qualidade se mantém no contexto.

Falando das histórias, preciso confessar que houve uma imensa decepção. Não há nada do que a Disney nos traz nos seus lindos filmes. A real história de cada princesa é marcada por consequências sangrentas ou macabras. Decidi ler esquecendo o que me foi apresentado e abraçando a ideia que esses grandes autores tentaram mostrar. A experiência então, foi incrível! Foram viagens deliciosas, ainda que assustadoras. Seja na sereia que sangrava a cada passo que dava, como consequência das suas escolhas, em uma madrasta que manda cozinhar os órgãos que achava ser da Branca de Neve, em vez de apenas guardar em uma caixa, em uma gata borralheira que passa por toda humilhação da madrasta, com seu pai ainda vivo e sem a defender, uma chapeuzinho vermelho que é comida pelo lobo por não obedecer a mãe e essa é a moral da história, uma princesa que dorme por muitos anos e acorda quando um príncipe aparece (nada de beijo de amor verdadeiro, apenas um rapaz curioso mesmo)… Também vi muitos pontos conhecidos, o que tornou a leitura ainda mais divertida. Alguns contos foram exclusivamente traduzidos pela primeira vez para o português, para essa obra. Está puro encanto, gente. Recomendo demais, embora não fosse do tipo que eu contaria para criancinhas.

Fiz a leitura em trio, mais uma vez, com as minhas corujinhas @oreinodaspaginas e @retipatia. Passem por lá para saber o que elas acharam da leitura.

Agradeço a editora, pela parceria e confiança.

01 Comentário

deixe seu comentário