Eu Tenho Sérios Poemas Mentais

Editora: Planeta

Páginas: 192

Ano: 2018

Sinopse:

Antes de mais nada eu gostaria de pedir licença ao seu coração, pois sinto que a relação que vamos criar a partir de agora é muito forte. Eu escrevi neste livro as poesias sobre os lugares mais íntimos em mim, aqueles lugares que são tão profundos que até eu mesmo só consigo visitar às vezes... Estou me apresentando para você como sou, sem rosto, sem voz e sem cheiro. Apenas ideias. E tudo o que sou são ideias. Neste momento, uma voz está lendo estas palavras em sua cabeça, dentro da sua imaginação, e já não é mais a minha voz, eu não sei como ela é, mas espero que seja doce e suave. Seus pensamentos estão dançando com os meus, e já não sei mais onde eu termino e você começa, e esta é a relação mais íntima que eu já tive com alguém. Obrigado por estar aqui.

Sabe aquele livro que você se identifica até com o título? Foi exatamente isso que aconteceu quando vi que o Pedro Salomão havia escrito um livro, e que ele estava nos lançamentos da Planeta. Conheço o autor como cantor e sou apaixonada por suas letras, a que mais gosto chama-se Leoa, então aproveita esse post e coloca a playlist dele pra tocar.

Quando você me abraça e fica sinto sua alma visitando a minha e entrando para tomar um café. (pág. 144)

Eu Tenho Sérios Poemas Mentais é um compilado de pensamentos, crônicas, textos e reflexões do nosso dia a dia. É fácil se identificar com suas palavras, ele é aquele tipo de pessoa que respira e inspira poesia por todos os poros, e se torna praticamente impossível não se sentir conectado com sua escrita.
Suas palavras apesar de parecerem simples, são capazes de penetrar até o coração mais desatento.

A leitura é fluida do tipo que você prefere ler aos pouquinhos para ter a certeza de que está absorvendo tudo que o autor quis retratar, mas se você for aquele tipo de leitor que não consegue largar o livro antes de terminar é provável que o leia em algumas horas. Normalmente me encaixo na segunda categoria, mas com esse livro em específico quis saboreá-lo aos poucos, preferi ser nutrida e acalentada gradativamente, toda noite antes de dormir às palavras de Pedro Salomão me faziam companhia.

Ele pensou que ela fosse uma donzela, presa na torre mais alta. Mal sabia que ela era dona do castelo, do dragão e de si mesma. (pág. 20)

Sei que é difícil de acreditar, mas não teve um texto, frase, ou poema que não tenha me identificado ou amado. Em alguns dias teve frases que passaram despercebidas, não estava no momento, mas alguns dias depois meu subconsciente automaticamente lembrava-se delas e encaixava perfeitamente com alguma conversa que tive durante a semana, com alguma lembrança esquecida lá no passado, ou até com o azar de ter pisado em uma pecinha de lego que ficou pelo chão da sala (só quem já pisou sabe a dor).
Tem um trecho em específico que tem relação com o momento que estou vivendo, ou começando a viver. E me trouxe tanto acalento sentir que vai ficar tudo bem, mesmo que as coisas pareçam emboladas e até distorcidas, nenhum vendaval dura a vida inteira, mesmo que arranque quase tudo com sua força, raízes firmes sempre sobrevivem.

Eu quero amigos que me chamem pra beber um copo de “vai dar tudo certo”. Todos os dias eu tenho sede de positividade. (pág. 184)

Já deu pra perceber o quanto amei esse livro né?
Agora falemos sobre essa edição maravilhosa. É possível notar o capricho e cuidado que a editora Planeta teve com a obra. O autor é apaixonado pela cor azul (assim como eu), por isso a capa é azul, e dentro algumas páginas também são, e claro os textos também ganharam o mesmo tom de azul.
Outra coisa linda são os desenhos que o próprio Pedro criou, são ilustrações simples, mas que ganham imensidão quando se juntam com as palavras do autor.

Às vezes eu flutuo ás vezes eu afundo. Meus pés raramente estão no chão. (pág. 183)

 

Eu Tenho Sérios Poemas Mentais entrou para lista de melhores leituras do ano, primeiro por sua naturalidade, segundo pela sua delicadeza e por último pela força que me arrancou o fôlego em cada linha.
Faça um favor a você nesse final de ano e se presentei com essa obra, meu coração agradece.

deixe seu comentário