FORTITUDE

Gustavo Carvalho

Editora: Pandorga

Páginas: 160

Ano: 2017

Sinopse:

Araruama é uma cidade litorânea onde a vida de seus moradores eventualmente se cruza. De um lado, Manu Goulart. A filha do prefeito não é uma pessoa fácil de se lidar, seu relacionamento com a mãe é complicado e ela só consegue ver a vida em preto e branco, sem se preocupar com nada. Do outro, os Toledo. Chris vive fantasiando o mundo e idealizando um futuro que talvez nunca chegue, o oposto do seu irmão mais velho, Cleber, que sempre aprendeu a se virar sozinho. Nos últimos tempos, porém, os dois passaram a discutir mais do que o normal. Principalmente, por causa do segredo da família... Acontece, também, que Chris e Manu não têm nada em comum: ela namora, vive dando festas com os amigos e quer viajar para o exterior; ele é apaixonado por ela desde pequeno, se distrai pintando quadros e quer viver uma vida normal. Até que um dia tudo muda. A partir daí, nasce uma bela e incomum ligação entre eles. Fortitude é uma história sobre emoções fortes e delicadas, gentileza, paixões intensas, mudanças e, acima de tudo, amor pela vida.

“Mudanças são boas para a vida, mas são difíceis de serem executadas.” (Página 8)

Esse é o livro de estreia do autor Gustavo Carvalho, publicado pela Editora Pandorga. A escrita do moço me conquistou logo de cara. Fortitude é um romance lindo, com uma narrativa cheia de sensibilidade e alguns clichês cuja abordagem me agradou muito!

“(…) não mudaram suas rotinas, mas sabiam que algo no mundo havia mudado. Algo no mundo de cada um deles, tanto interna quanto externamente. Apenas não sabiam explicar a sensação nem o porquê de senti-la.” (Página 39)

Christopher Toledo é um adolescente doce, filho e irmão amoroso e tem grande talento para pintura. Mora na parte rural da cidade de Araruama e leva uma vida simples com a mãe e o irmão. Perdeu o pai ainda na infância e, desde então, as coisas tornaram-se um tanto difíceis para eles, mas vivem bem com o que têm.

Chris é um jovem muito discreto e sofre com os abusos cometidos por alguns colegas do colégio. E ele guarda um segredo. Sua família tem sofrido muito com o objeto desse mistério e a decisão tomada pelo jovem a esse respeito.

“– Aquilo que somos hoje está presente no que fomos ontem – concluiu ele, sabiamente. – Isso não significa que você precisa deixar que o seu passado esteja presente no seu futuro. Se realmente quiser mudar, mude. Mas faça isso enquanto pode, enquanto ainda há tempo. Não deixe para depois o que se pode fazer a partir de agora.” (Página 44)

Manoela Goulart, filha do prefeito da cidade, é seu amor platônico desde a infância. Um dos maiores sonhos do Christopher é aproximar-se da jovem, viver um romance.

Manu – como é conhecida – é uma moça linda, vem de família rica, namora um dos garotos mais populares do colégio e leva uma vida regada a festas. Aparentemente Manu tem a vida perfeita. Mas não é bem assim. A moça percebe cada vez mais como as pessoas ao seu redor são vazias, como ela mesma tem levado uma vida vazia. Até que, certo dia, um fato a aproxima de Chris, um garoto do colégio considerado “estranho” por seus amigos.

A linda amizade que nasce entre ela e Christopher representará um divisor de águas na vida de ambos. E essa não será a única pessoa cuja história esse jovem tão especial irá mudar.

“A verdade é que possuímos o que a maioria não considera: espírito. É irrelevante a idade, quando se trata disso, pois podemos ter sessenta anos e continuar jovens, ou ter quinze, mas com o peso do mundo em nossas costas. Tudo se resume em como nos vemos, no quanto apreciamos a vida e queremos viver – sem aprisionarmos a nós mesmos no processo.” (Página 98)

Fortitude é um romance relativamente curto, mas possui uma trama muito rica. Além da linda relação que envolve os protagonistas, o autor traz alguns temas polêmicos e os trata com muita sutileza, como o bullying e a violência doméstica.

A história tem duas personagens centrais, mas é bem dinâmica, pois o autor mostra separadamente a personalidade de cada pessoa ligada aos protagonistas.

Esse livro é, sobretudo, sobre amor, altruísmo, família e sobre como algumas mudanças podem impactar nossa vida e a vida do outro.

Christopher é uma das personagens mais lindas que conheci em minha vida literária. Ensinou muito e me fez chorar.

Fortitude é uma delícia de ler. Recomendo de todo coração.

2 Comentários

  1. Marina Mafra14 ago, 2018Responder
  2. Le14 ago, 2018Responder

deixe seu comentário