O Horror Cósmico de HP Lovecraft – Teoria e Prática

Daniel I. Dutra

Editora: Clock Tower

Páginas: 188

Ano: 2017

Sinopse:

Howard Phillips Lovecraft (1890-1937) foi um dos maiores expoentes da literatura fantástica do século 20. Sua obra tornou-se uma forte influência e referência para escritores de horror no mundo inteiro, como também influenciou diversas outras mídias (cinema, música, quadrinhos, videogames, etc.) e a cultura popular de forma geral. Além de escritor, Lovecraft também foi um prolífico ensaísta e missivista. Em suas cartas e ensaios o autor oferece reflexões riquíssimas sobre a natureza da literatura fantástica – estas ficaram conhecidas pela alcunha de Horror Cósmico. Em O Horror Cósmico de H.P. Lovecraft o pensamento do autor e sua ficção são dissecados a fundo. Por meio da análise pormenorizada dos ensaios e cartas, Daniel I. Dutra leva o leitor a compreender a ficção de H.P. Lovecraft de uma forma inédita.

Resenha:

Leitores fãs do gênero horror certamente conhecem a obra do H.P. Lovecraft, um dos revolucionários desse tipo de literatura.

Tenho buscado novas leituras, que me tirem da zona de conforto, e resolvi me aventurar nesse gênero. Conhecer um pouco sobre a obra de um dos maiores escritores dessa categoria me pareceu uma maneira interessante de começar.

“O Horror Cósmico de H.P. Lovecraft” é uma obra extraída da tese de Doutorado de Daniel I. Dutra, onde ele estuda com grande riqueza de detalhes a obra do escritor, fazendo contrapontos entre o que ele empregava em teoria e o que realizava na prática.

O livro é composto por 09 (nove) capítulos que tratam desde o papel de Lovecraft na literatura fantástica e o cenário literário de sua época, até o Horror Cósmico em si.

A Editora Clock Tower traz com esse livro uma obra muito interessante e rica em informações, que contém, também, conceitos de outros teóricos que escreveram sobre esse escritor revolucionário. Além disso, cita algumas das influências que o H.P. Lovecraft teve ao longo da vida e no desenvolvimento de sua escrita.

Esse é um livro que indico para os amantes da obra de Lovecraft, especialmente escritores que seguem a mesma linha, o mesmo gênero. É um livro bastante instrutivo.

A Clock Tower é uma editora nova e caprichou nessa edição, com papel de qualidade, excelente fonte, muito confortável para a leitura.
Em breve traremos histórias do gênero horror para indica-las a vocês.

Grande abraço e até a próxima!

01 Comentário

  1. Marina Mafra17 abr, 2018Responder

deixe seu comentário