O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres

Editora: Wish

Páginas: 176

Ano: 2019

Sinopse:

Uma época perigosa e autêntica para a força feminina - O período vitoriano é conhecido por ser muito singular na relação de gêneros, trabalho, casamento e diversos outros tabus do passado. Mulheres precisavam de muita energia, força e coragem para sairem dos padrões tão comuns da sociedade. Neste livro de ficção, você conhecerá histórias de mulheres que se sobressaíram das mais diversas maneiras, publicadas em uma coluna de jornal conhecida como O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres.

— Às vezes são as menores criaturas e os menores gestos que fazem os trabalhos mais incríveis.

A garota sorriu e, apesar de provavelmente levar alguns anos para entender o que a mulher lhe dissera, seriam aquelas palavras que a libertariam e, diferente do falcão, ela não iria mais querer voltar para a gaiola, tampouco que outras mulheres crescessem sem descobrir que havia pequenas liberdades a serem conquistadas, mesmo que tivessem que fazê-lo nas sombras até o dia em que o vento sob suas asas fosse mais forte e as levasse para além das barreiras do proibido.

O livro traz contos de autores brasileiros que deram vida a personagens com uma força admirável, que não se deixaram abalar pela diferença com que as mulheres eram tratadas antigamente. Com enredos polêmicos, fui envolvida em histórias que de tão bem escritas, pareciam reais.

Um baú foi encontrado na sede de um antigo jornal que tinha uma colunista um tanto peculiar. Nele encontraram exemplares contendo crônicas dessa polêmica e misteriosa mulher que assinava como “A Dama”. Ainda encontraram cartas originais de outras mulheres que escreviam para a autora e pareciam ter inspirado as suas crônicas.

Cada conto representa uma das cartas encontradas, onde conhecemos personagens que se destacaram por ir contra o sistema da época, reivindicando direitos e fazendo história.

Sou fã da Editora Wish e suspeita, mas essa foi a única antologia que gostei de ler até o momento. Tanto pela qualidade do texto, como pela edição que ficou incrível, de um jeito que só eles sabem fazer.

Uma obra inspiradora. Recomendo muito.

deixe seu comentário