Livro quase uma rockstar

Quase uma rockstar

Editora: Intrínseca

Número de página: 256

Ano: 2015

Livro quase uma rockstar

Sinopse: Amber Appleton tem dezessete anos, está no ensino médio e mora em um ônibus. Desde que o namorado da mãe as expulsou de casa, Amber, a mãe e Bobby Big Boy, o leal vira-lata da adolescente, estão acampados no Amarelão, o transporte escolar que a mãe de Amber dirige. Apesar de as coisas não estarem boas para o seu lado, Amber, que se autoproclama Princesa da Esperança, se recusa a desistir. Em vez disso, ela foca todas as energias em ajudar as pessoas à sua volta: incluem-se aí a mãe alcóolatra, os amigos estranhos e excluídos, o Padre Chee e as Divas Coreanas por Cristo, uma octogenária cega e pessimista e um veterano de guerra solitário que escreve haicais. Mas quando uma tragédia faz seu mundo desabar por completo, Amber não consegue mais enxergar a vida com os mesmos olhos. Será que no meio de tanta tristeza e sofrimento ela vai recuperar a esperança?

Resenha:

Nunca conheci uma pessoa que merecesse mais do que Amber Appleton. Ela nunca se coloca em primeiro lugar. Está sempre inventando algum plano maluco para ajudar os outros, queiram eles ou não.

PicsArt_04-26-10.07.05

Amber foi incluída em um “clube muito especial” na escola. Basicamente foi obrigada a interagir com alunos com dificuldade de inclusão. Lá ela encontrou o único negro da cidade, um menino que não conseguia falar direito, um autista… ela sabia que não era muito esperta, teve medo de ter acabado em algum clube de estranhos, mas foi lá que conheceu seus melhores amigos. Passou a chamá-los de “meus meninos”, eles não eram apenas amigos, também cuidavam uns dos outros. Seus meninos eram Ty, Jared, Chad e Ricky. O clube era administrado pelo professor Franks e lá eles brincavam e interagiam quando não estavam em aula.

Enquanto brincamos, penso no quanto gosto desses meninos. Eles são gente boa. Amo muito, muito esses meninos. Todos do mesmo jeito. Meus meninos. Meus amigos.

Livro quase uma rockstar

Ela se tornou mais próxima de Ricky, não se incomodava com o fato dele ser autista. Donna Roberts, a mãe de Ricky, não sabia como agradecer Amber pelo carinho que ela dava para o filho e já a tinha como filha também. A casa dos Roberts era um segundo lar para ela e seu cachorrinho BBB, o seu primeiro lar era o ônibus amarelão.

Livro quase uma rockstar

Nenhuma dificuldade parecia afetar o humor de Amber e com um carisma quase inédito no mundo, ela cativava todos que cruzavam o seu caminho. A maior parte do seu tempo era gasto com ações sociais.

Sempre que alguém me encara como se quisesse me dar um murro, olho a pessoa nos olhos, abro um sorriso enorme, aceno e digo: “Espero que seu dia seja ótimo!” É muito doido, porque funciona mesmo. Se você não acredita, tente. Mesmo os mais emburrados ficam meio atônitos, e, depois, deixam um sorriso nascer no rosto, acenando de volta e dizendo algo legal, como “Deus a abençoe!” ou “O mesmo para você!”.

Quando era mais nova, conheceu a Igreja através de um amigo e a sua fé em Jesus Cristo, ou apenas JC como ela o chamava, era algo inspirador. De certa forma, nada realmente parecia faltar para ela.

Para algumas coisas não há explicação — nem motivo. Então, quando elas acontecem, não há nada sobre o que conversar. E é melhor não pensar nelas por muito tempo porque, se pensarmos, acabamos descobrindo que a vida não tem sentido.

Livro quase uma rockstar

Amber convencia qualquer um, mesmo que fosse pelo cansaço, mas era impossível não amá-la. Como foi o caso do antigo soldado de guerra, Jackson.

O professor da aula de História, pediu que escrevessem cartas para soldados que lutaram na guerra, mostrando agradecimento pelo que eles haviam feito pelo país. Cada um escreveu para um soldado, e o soldado Jackson foi o que ficou para Amber. Como ele foi o único que não respondeu, ela mandou outra carta e descobriu o endereço dele, mesmo sabendo que isso não era permitido. Antes da sua segunda carta ser entregue pelo correio, ela apareceu na porta do soldado, que a recebeu com muita frieza, destruindo o coração da menina. Quando ele finalmente recebeu a carta, percebeu que ela havia contado detalhes da sua triste vida pessoal, seu velho coração de soldado foi amolecido e aos poucos Amber conquistou um lugar na vida dele. BBB se apaixonou pela srta Jenny, cachorrinha do soldado Jackson, que correspondeu a paixão e passaram a se ver mais vezes para que seus cachorros pudessem “namorar”. Aos poucos perceberam que para um velho soldado ranzinza e uma jovem cheia de esperança, eles tinham muito em comum, até o gosto pela companhia em silêncio. Uma das paixões que compartilhavam era haicai, uma forma de poesia japonesa que possui três linhas e dezessete sílabas. Gostavam de escrever um para o outro.

Nós choramos juntos
As razões são diferentes
Mas ajuda muito.

Livro quase uma rockstar

Por onde Amber passava, ela conhecia diversas pessoas, com diversas personalidades. Ela as compreendia, as cuidava e encantava.

Não quero me gabar, mas sou meio que uma rockstar para essas pessoas.

Até que a vida a surpreendeu de forma brutal. Uma tragédia fez com que Amber perdesse o brilho, a esperança e a fé. Ela se fechou e não permitiu que ninguém se aproximasse. Todos que foram ajudados pela menina se sentiram impotentes e ficaram desesperados.

Só um milagre poderia ajudar a queridinha de todos. Um milagre e ela mesma.

A vida é uma corrida muito, muito longa, e a chegada costuma ser bastante solitária.

Livro quase uma rockstar

Amber descobriu que nem todas as perguntas possuem respostas e algumas respostas não são as que esperamos. Entendeu que a esperança é a melhor escolha e que quando você sorri para a vida, não se torna imune as desgraças, mas jamais ficará desamparado.

… é melhor você achar um jeito de aproveitar as partes que pode. Não dá para simplesmente desistir de viver.

Livro quase uma rockstar

Acredito que você fica livre de ser destruído por um livro desde que não se identifique com a história. Quem nunca chegou em um momento que a esperança pareceu uma forma de perder tempo? Amber confronta Deus e o universo por permitirem que acontecimentos a destruíssem. Quando pensei que a história fosse me dar um banho de religião e me trazer a famosa mensagem de que a fé é acreditar quando não se vê, o autor me deu um choque de realidade me mostrando que o fundo do poço é uma questão de percepção e desistir de nós impacta diretamente os que se importam com a gente. Chorei, chorei mesmo! E tenho certeza que Amber conquistará qualquer leitor. Leitura obrigatória!

Devemos considerar perdido todo dia em que não dançamos pelo menos uma vez. E devemos chamar de mentira toda verdade que não for acompanhada por pelo menos um sorriso. (Nietzsche)

Livro quase uma rockstar

Alguém já leu? O que acharam? 🙂
Beijo, Má.

Compartilhe!

  • Kaila Garcia

    Que resenha maravilhosa, achei bem bacana a proposta desse livro! ❤

    http://www.kailagarcia.com

    • Marina Mafra Martinez

      Oi Ká. Obrigada pela visita!*-*
      Fico feliz que tenha gostado da resenha. Não esperava tanto viu? Mas o livro se tornou um dos meus favoritos.
      Super beijo ♡

  • Miriã Mikaely

    Oi, Marina! Minha irmã já leu o livro e eu já quis comprar, mas eu pensei em algo totalmente diferente para a história. Nunca imaginei que seria algo sobre isso, acho que sequer li a sinopse, somente me deixei levar pela capa e o título. É com certeza um livro que mexe com a gente, tenho certeza que choraria horrores também.
    Beijo! https://leitoraencantada.blogspot.com.br/

    • Marina Mafra Martinez

      Oi gatona! Que bom te ver por aqui!=) Pois é, fui totalmente levada pela capa.rs Mas a surpresa foi positiva. Leia quando puder, eu recomendo! Beijinhos

  • Leitora Voraz

    Oi Marina, sua linda, tudo bem?
    Nossa, que resenha mais linda!!!!! Você me emocionou com seu texto. Eu gosto de acreditar que as pessoas são colocadas em nossas vidas para nos ajudar ou trazer algum ensinamento. É o que eu vi na relação dela com o soldado. Você me deixou louca para ler o livro!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    • Marina Mafra Martinez

      Oba! Ai Cila, fico feliz em saber, pois a leitura foi um presente pra mim. Sem dúvidas algumas pessoas são enviadas para nós. Espero que consiga ler mesmo.☺ beijinhos

  • sussurrandosonhos.blogspot.com

    Nossa, quero ler esse livro. E vou ler. <3 Amei a resenha.

    • Marina Mafra Martinez

      Haha leia então! Eu amei Jhe.
      Que bom te ter aqui. Beijo beijo

  • Roberta Rodrigues

    Olá Marina!
    Já vi esses livros em alguns lugares mas nada tinha ainda me despertado para lê-lo. Porém adorei sua resenha e estou mesmo cogitando a possibilidade de ler! Parece ser uma história bem conflitante e interessante 🙂
    Beijinho

    • Marina Mafra Martinez

      Ro fiquei tão feliz em saber disso. Leia mesmo. É puro amor viu?
      Super beijo 😊

  • Sâmela

    Tô de cara com essa resenha, menina! Comentei lá no insta que quero muito ler esse livro e tenho ele há um tempo já. Tem noção da tamanha vontade de lê-lo que você me deixou? Vou terminar esse que estou lendo agora (Pequenas grandes mentiras) e vou começar esse, com toda certeza! Obrigada por essa resenha linda e parabéns pelo carisma e simpatia repassados a cada post, Mah! Você é gigante, é sucesso puro! Beijos,
    Sam.
    Escrituras da Alma

    • Marina Mafra Martinez

      Sammm, seu carinho me constrange mulher!🙈 Coisa linda!
      Já li pequenas Grandes Mentiras e amei muito. Estou doida pra ver a série. Maldade não ter no netflix.
      Espero que leia esse. É mais um dos que nem todos gostaram, mas a Amber é especial demais. Você precisa conhecê-la.beijo beijoooo

  • Luiza Helena Vieira

    Oi, Marina!
    Eu lembro que o Matthew comentou que a Amber é a personagem favorita dele.
    Nunca li nada dele, mas esse circula na lista dos que vou conferir um dia.
    Beijos
    Balaio de Babados

    • Marina Mafra Martinez

      Só li esse dele Lu, mas consigo entender o motivo dele gostar tanto da Amber. Ela é inspiradora. Espero que consiga ler mesmo.
      Super beijo

  • Magia é Sonhar

    Gente, que resenha foi essa? Sabe quando você fica empaquetado com o que está lendo e não consegue por um só segundo de ler? Bom, foi isso que aconteceu lendo a sua resenha! É fantástico!
    É a primeira vez que ouço falar do livro, mas preciso mesmo tê-lo em casa. Preciso tê-lo em minha estante. Como você disse, no início da resenha pensei que fosse trazer muito a questão da religião e da fé, mas então tudo é uma questão de percepção. Estar no fundo do poço é uma questão de percepção e ter uma protagonista que trás isso em uma história deve ser uma explicação surreal. Preciso comprar este livro agora mesmo! Sua resenha ficou sensacional!
    Magia é Sonhar

    • Marina Mafra Martinez

      😍😍 Para! Que comentário mais lindo! Fico tão feliz que tenha gostado. Pois essa leitura me fez tudo isso também. Espero que consiga ler e que ame!😊
      Obrigada pela visita!
      Muitos beijos

  • Michele Lima

    Oi Marina!! Nossa, eu não conhecia o livro, mas já super em encantei com a Amber e pelo que vc contou eu acho que morrer de chorar rsrrss A resenha ficou maravilhosa, parabéns!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    • Marina Mafra Martinez

      Oi Mi. Que bom te ver por aqui. Obrigada pela visita! Fico muito feliz que tenha gostado. Sim, vai chorar, mas vai amar!rs beijos

  • Camila Martins

    Olá, que livro é esse!!! Simplesmente já fiquei emocionada com essa resenha ele está adicionado no Skoob e agora vou colocar ele em primeiro lugar na lista.

    http://www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    • Marina Mafra Martinez

      Oba! Poxa, espero muito que goste! É um dos meus favoritos.
      Vou aguardar a sua resenha.😊
      Beijos

  • Felipe Lange

    Amei a dica
    Blog Entrelinhas

    • Marina Mafra Martinez

      Que bom!😊😊😘

  • Dani Souza

    Oi!
    Nossa, que livro mais lindo!!!
    Não conhecia, mas parece ser maravilhoso. Eu vou ler com certeza!
    Amei demais sua resenha!
    Beijo

    Canastra Literária | Facebook | Twitter

    • Marina Mafra Martinez

      Que booom Dani. Espero que ame tanto quanto eu. Super beijo

  • Babi Oliveira

    Oi Marina
    Eu amo esse livro.Foi um dos melhores que li em 2015 😍
    A Amber é uma personagem incrivel.Eu a considero uma especie de Pollyana moderna.Precisamos de mais Amber no mundo

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

  • Uau! Ainda não tinha prestado atenção nesse livro…
    Parece mesmo ser uma leitura obrigatória!
    Gostei demais de conhecer!
    Beijinhos!
    Luar de Livros