Sob os olhos do delírio

Fábio de Andrade

Páginas: 28

Ano: 2017

Sinopse:

O que um senhor solitário assistindo uma garotinha sendo dilacerada por um demônio saltitante, um velho apaixonado e Nikolai, o enfermeiro do hospício Muskov, têm em comum? Nessa antologia, Fábio de Andrade afoga seus leitores em um mar de agonia enquanto os três infelizes protagonistas só conseguem distinguir a vida da morte enquanto o delírio não tiver consumido por completo seus corpos. Dilemas de desespero, amor e horror são expostos da forma mais simples e poética da palavra, trazendo três situações em que ele deixa na mão do leitor decidir: A tristeza é causa ou consequência? Deixem que José de Alencar, o enfermeiro Nikolai e o velho marido de Lúcia lhe mostrem o real significado da melancolia em momentos que convergem no sentimento mais antigo e verdadeiro que a raça humana possui: o medo.

Resenha:

…saibam que o que estão lendo é uma grande confusão de tristeza, amor e alegria.

O livro é divido em três contos, que não são ligados, mas despertaram em mim confusão e desespero em cada leitura.

Preciso dizer que o autor entrou na minha alma e vivi intensamente cada uma das histórias.

Ele fez uma breve introdução, contando um pouco da história da criação de cada conto e o que cada um deles representa para ele. Nunca tive essa experiência, de entrar um pouco na alma do autor. No caso do Fábio foi tão perturbador quanto as suas histórias. O que nos faz compreender muito mais a essência desse livro, que eu amei! Muito!

  • O Horrível Fim de José Alencar

Espero que ao terminar de ler isso, se lembre de alguém atormentado enquanto pousa todo seu desespero nauseabundo no papel.

A história é uma carta escrita por José Alencar, contando a sua experiência macabra em um casarão que chamou tanto a sua atenção, que o fez entrar, para descobrir o motivo de se sentir tão atraído.

A ganância pelo desconhecido me atraiu, me arrebentou, me tirou a vida, e deixo aqui o meu melhor conselho para o desventurado que estiver lendo isso: não seja curioso!

Mesmo com todos os avisos do protagonista, para que eu não continuasse a leitura da sua carta, a minha curiosidade foi maior e o que encontrei a seguir foi como estar em um pesadelo, só que por vontade própria.

Serei eternamente atormentada pelo fim do coitado do José.

  • Em casa

Não sei se era pela saudade – ou desejo -, mas aquilo nunca havia sido tão bom e doloroso quanto naquele dia.

Esse conto é a história do Alfredo, que após 10 anos longe, está finalmente voltando para casa.

De onde ele veio e onde ele chegou é um suspense durante a narrativa em primeiro pessoa. E eu garanto que nenhum coração está preparado para o final dessa história.

De tudo que eu já li na vida, esse conto, embora pequeno, ficará guardado na minha em mim.

  • OBMEN – 01

Não sei se já passaram por isso, perceber por algum momento que a pessoa que você ama precisa de ajuda e não poder fazer nada, pois seus braços estão atados por grilhões.

Nikolai trabalha em um manicômio e vê sua vida mudar ao se apaixonar por uma das pacientes. Faz tudo que está ao seu alcance para fugir com a sua amada de lá, inclusive se passar por um paciente.

A história é narrada pelo protagonista, mas o final muda a narrativa, nos deixando a grande dúvida se Niko era apenas um apaixonado, ou esquizofrênico, ou não passou de uma cobaia de algum plano que estava além dos seus conhecimentos.

Esse eu li duas vezes e a minha percepção foi diferente em cada leitura. Acredito que se tivesse lido mais vezes, teria mais percepções. Me arrependi de não ter lido com alguém para discutir as percepções!

Lembre-se de quem você é, Nikolai, sei que você não suporta mais esse lugar, mas lembre-se de onde veio, do legado que você deixou…

Em qualquer um dos contos, a sensação foi de que o autor quis brincar com a mente do leitor e comigo ele conseguiu, com bastante sucesso.

Fiquei extremamente viciada na escrita dele e estou ansiosa pelos seus próximos trabalhos.

O autor é tão fofo gente! Deu até gosto de ler e poder discutir com ele as minhas angústias pós leitura. haha São apenas 28 páginas, mas a leitura é intensa. Saí da minha zona de conforto, dos romances cor-de-rosa, para dar lugar à pensamentos mais insanos e como valeu a pena. É o tipo de leitura e escrita que vocês precisam conhecer.

Saiba mais do autor: Skoob | FacebookInstagram | TwitterBlog | Compre o livro (R$1,99 ou de graça pelo kindleunlimited)

Recomendo muito! E preciso falar dele com alguém! Por favor! rs

Beijos

17 Comentários

  1. Camila Carvalho04 fev, 2018Responder
    • Marina Mafra04 fev, 2018Responder
  2. Le05 fev, 2018Responder
    • Marina Mafra06 fev, 2018Responder
  3. Sabrina Olivier06 fev, 2018Responder
  4. Sthefani06 fev, 2018Responder
  5. Mariana06 fev, 2018Responder
    • Marina Mafra06 fev, 2018Responder
  6. Camila Tuan07 fev, 2018Responder
  7. Mari07 fev, 2018Responder
  8. Abby Anjos07 fev, 2018Responder

deixe seu comentário