ESPINHOS DO TEMPO

Zibia Gasparetto

Editora: Vida & Consciência

Páginas: 414

Ano: 2019

Sinopse:

Espinhos do tempo traz a comovente história de Maria José que, ainda muito jovem, casou-se com um rico proprietário de terras do interior de São Paulo, com quem teve três filhos. Subitamente, o marido da moça adoece, e ela se vê na iminência de assumir as rédeas dos negócios da fazenda. Para essa empreitada, Maria José conta com a ajuda do cunhado Menelau, um brilhante advogado que tem com ela uma ligação de muitas vidas. Tendo como cenário o conturbado período de transição da Monarquia para a República no Brasil, uma sucessão de fatos marcará a jornada destas almas e apenas o tempo será capaz de remover os espinhos cravados em suas histórias.

“Espinhos do tempo” narra a história de Maria José que, ainda muito jovem e através de um casamento arranjado, se casou e teve três filhos: Ana, Rosa e Adalberto. Inesperadamente, seu marido Demerval adoece, ficando impossibilitado de cuidar até de si mesmo. Maria José, esposa obediente, precisou então assumir os negócios da fazenda, o que para muitos foi considerado um absurdo pelo simples fato dela ser mulher.

Diante da referida situação, Maria José conta com o apoio de seu cunhado Menelau, um bondoso advogado revolucionário que tem com ela e seus filhos uma ligação de outras vidas, facilitando o convívio entre a família e os empregados da fazenda.

A história é retratada no período de transição da Monarquia para a República no Brasil e, por isso, somos transportados até o ano em que a escravidão foi abolida no Brasil, 1888. Nessa parte, o leitor encontrará parágrafos de muita reflexão sobre o assunto, visto que as condições de escravidão no Brasil eram as piores possíveis e o livro traz com muito detalhes esse triste capítulo do País.

Uma sucessão de fatos então concorrerá para o desenrolar da trama, tanto na família de Maria José quanto no Brasil. Zibia Gasparetto, como sempre, conseguiu envolver o leitor com maestria ao unir fatos reais com questões espiriturais. Considero “Espinhos do Tempo” um romance espírita que nos ensina sobre espiritismo e Brasil melhor do que muitos livros científicos.

O livro “Espinhos do tempo” me fez perceber que na vida aqui na Terra nada é por acaso. Toda relação que temos – amigos, colegas, família, amores – foi pensada, cada pessoa tem um papel importante em nossa jornada. Espero que você também goste da leitura!

O tempo é nosso mestre e nos mostra quem somos.

 

2 Comentários

  1. Marina Mafra16 jun, 2020Responder

deixe seu comentário