Sinopse:
No Novo Mundo, em uma Era em que a Fé é proibida, as Américas não existem mais. Os países ao sul do Equador se dividiram em reinos diversos e, dentre eles, o poderoso Império de Lima. Criada no pequeno reino de Nova Mariana, Ariela Simas cresceu determinada a se tornar uma bem-sucedida cientista, seguindo os passos de seu pai. Para tanto, seu sonho era estudar na Universidade de Lima, referência mundial em História Natural. A distância e as fronteiras políticas tornavam esse desejo irrealizável, pelo menos até Ariela ser surpreendida com uma bolsa de estudos. Quando tudo parecia perfeito, uma conexão aérea inesperada muda o curso da sua história. Presa em uma nação estranha, acusada de um crime que não sabia ter cometido, a garota terá de aprender a sobreviver por entre figuras da nobreza e a lidar com as próprias emoções. Neste meio tempo, seu anfitrião e provável condenador não pode descobrir quem ela realmente é. Será que o Rei autoritário poupará aquela estrangeira por ter manchado sua honra?
Algumas histórias já durante a leitura sabemos que se tornarão inesquecíveis pelos sentimentos que nos despertam em cada cena.
Lumen é narrado de um jeito muito gostoso. Eu amo livros que são difíceis de largar, que me fazem pensar neles como se eu estivesse apaixonada e quando terminam deixam um vazio imenso de saudade.
Quando Ariela estava prestes a chegar no Reino onde conseguiu uma vaga para aperfeiçoar seus estudos, foi acusada de suspeita de conspiração contra o Rei. Enquanto tentava provar que a situação só poderia ter sido um mal entendido, foi barrada e encaminhada para a prisão, até que tudo estivesse esclarecido. Por sorte, um rapaz a ajudou e misteriosamente, a colocou como hóspede/escondida no Castelo Real. Em vez de ficar agradecida, Ariela insistiu em descobrir quem era o rapaz, como ele conseguira interferir no caso e principalmente, o que ele esperava em troca?! Com seu temperamento forte, causou muita confusão e em um momento que a segurança de todos já estava prejudicada. Ela se viu no meio de uma guerra política/religiosa e acabou fazendo parte e influenciando uma das maiores mudanças históricas de valores do Reino.
O romance é o ponto alto do enredo. Ainda estou sem fôlego, com o coração aquecido e agradecido.
Foi vencedor do prêmio wattys em 2019.
Livrão, gente! Por favor, leiam!
… às vezes, algumas frustrações são apenas a chave para que o extraordinário aconteça.