Os 13 porquês

Jay Asher

Editora: Ática

Páginas: 256

Ano: 2009

Sinopse:

Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Livro os 13 porquês

Resenha:

Livro os 13 porquês

…quando você faz alguém se sentir ridículo, você tem de assumir a responsabilidade pela ação de outras pessoas que tomam isso como pretexto.
Hannah

A adolescência, a escola… nada disso é fácil. Ainda mais sendo vítima de bullying até por quem era próximo de Hannah.

Livro os 13 porquês

Queria que as pessoas confiassem em mim, apesar de qualquer coisa que tivessem ouvido… que me conhecessem. Não aquilo que pensavam saber ao meu respeito. Mas eu de verdade.
Hannah

Desiludida, decepcionada… ela não conseguia mais lidar com tantos boatos sobre ela. Chegou em seu limite e antes de acabar com a própria vida, resolveu deixar uma forma de contar para todos que a machucaram, o quanto as suas atitudes a afetaram.

Livro os 13 porquês

…é uma bola emocional de palavras compactadas e bem conectadas que estou construindo aqui.
Hannah

7 fitas cassetes eternizadas na voz de Hannah, contando quem foram as 13 pessoas que ajudaram a acabar com a sua vontade de viver. 13 pessoas que receberiam as fitas e deveriam passar para a pessoa seguinte. Contendo segredos comprometedores de cada uma delas. Se as regras que Hannah deixou fossem seguidas, somente as 13 pessoas saberiam desses segredos, se um não cumprisse, ela deixou planejado uma forma de tudo ser levado a público. Cada envolvido recebeu um mapa, marcando cada local de cada evento citado.

Livro os 13 porquês

Livro os 13 porquês

E isso, mais do que qualquer outra coisa, é o que resume toda essa situação. Eu… abandonando… a mim mesma.
Hannah

Clay guardava uma paixão secreta por Hannah e quando começou a ouvir as fitas, não conseguiu entender o motivo de ter ajudado em algo tão grave.

Era como se ela não pudesse escapar do passado.
Clay

Livro os 13 porquês

Mas o fato é que todos estavam envolvidos de alguma forma. Tirar a vida foi a forma que Hannah encontrou de dizer que tudo nela pedia socorro e quando algo assim acontece, até quem fecha os olhos se torna cúmplice.

… às vezes não resta nada a fazer, a não ser seguir em frente.
Sr. Porter

Livro os 13 porquês

O livro é narrado por Clay e relata tudo que ele fez, pensou e sentiu desde que recebeu o pacote com as fitas, até ouvir o último sussurro de Hannah. Tudo se passa em um dia. Conforme ele vai ouvindo, vai seguindo o mapa e visitando cada local. O autor conseguiu me colocar no lugar de Clay e imaginar que alguém que eu conheço poderia me culpar pelo próprio suicídio foi desesperador. Enquanto ele tenta entender qual a sua participação, acabou me ensinando muito sobre os sinais de uma mente suicida. Pessoas que podem estar ao nosso lado todos os dias, esperando que alguém note e as socorra. Cada página é uma angústia sem tamanho. A leitura foi um alerta para entender que coisas podem ser pequenas para uns e decisivas para outros. Não há como julgar. Me senti na obrigação de ser aquela que estende a mão, que ajuda e em hipótese alguma aquela que fecha os olhos. Embora não seja uma história real, li que o autor se baseou em pessoas reais. Todos deveriam ler, pois acredito que há diversas formas de suicídio, já vi muitas pessoas vivendo como mortas, mesmo estando cheias de saúde.

Mas preciso dizer que se Hannah tivesse parado um pouco para perceber as coisas boas ao redor dela, teria notado Clay e talvez as coisas seriam diferentes. Sempre há quem se importe, ainda que sejam poucos, por esses poucos vale a pena viver.

Tudo que a gente realmente possui… é o agora.
Hannah

Livro os 13 porquês

Publicado em: 23/03/2017

10 Comentários

  1. Bia Oliver26 abr, 2017Responder
    • Marina Mafra Martinez26 abr, 2017Responder
  2. Ilane03 maio, 2017Responder
    • Marina Mafra Martinez14 maio, 2017Responder
    • Marina Mafra Martinez14 maio, 2017Responder
  3. Cláudio Cabral11 maio, 2017Responder
    • Marina Mafra Martinez14 maio, 2017Responder
  4. Mariana FS22 maio, 2017Responder
    • Marina Mafra Martinez27 maio, 2017Responder

deixe seu comentário