Até o verão terminar

Colleen Hoover

Editora: Galera Record

Páginas: 336

Ano: 2023

Sinopse:

Filha de uma mãe problemática e um pai ausente, Beyah precisou aprender a se virar sozinha desde pequena. Sua vida foi trilhada com muitas decepções. Mas ela está prestes a mudar a sua sorte graças a si mesma, e a mais ninguém, por conta da bolsa de estudos que ganhou para estudar em uma boa universidade. Apenas dois curtos meses separam o tão sonhado futuro do passado que tanto deseja deixar para trás. Mas uma reviravolta faz Beyah perder até mesmo a casa em que mora. Sem opção, ela recorre ao último recurso que tem e precisará passar o resto do verão na casa de praia do pai que mal conhece, da nova esposa e da filha dela que nem ao menos ouvira falar. O plano de Beyah é se manter quase invisível até poder ir para a faculdade. Mas o vizinho da casa ao lado torna tudo muito mais complicado. Afinal, é difícil ignorar o rico, bonito e misterioso Samson. Os dois parecem não ter nada em comum. Ela viveu uma vida sem dinheiro ou amor enquanto ele tem uma família rica e privilegiada. Mas no olhar dele vive uma tristeza que apenas quem também a carrega dentro de si consegue reconhecer. E isso os torna irresistíveis um para o outro. Sem terem como fugir da atração que sentem, Beyah e Samson resolvem se dar uma chance, mas apenas até o verão terminar.

Beyah é uma menina totalmente independente, tem uma mãe dependente química e um pai com quem nunca pôde contar, então aprendeu a se virar sozinha desde muito cedo.

Hoje com um emprego no McDonald’s, ela acha que consegue ter estabilidade suficiente até o fim do verão, que será o momento de ir para a faculdade onde ganhou uma bolsa – por mérito exclusivo dela, porém, uma surpresa infeliz e já esperada faz seus planos mudarem, agora não tendo mais casa ela se vê obrigada a recorrer à única pessoa que lhe resta, Brian, seu pai.

A maioria das crianças tem um pai e uma mãe que farão falta depois de morrer. O resto de nós têm um pai e uma mãe que serão melhores depois de mortos.

Sem contar ao pai o real motivo que a fez ligar para ele e pedir para passar o restante do verão em sua casa, ela consegue ir e ser surpreendida não só pela nova esposa de Brian, mas também pela sua enteada, Sara que ao que tudo indica tornará seu único objetivo que é passar despercebida pelo resto do verão, ser impossível de ser alcançado.

Acho que nunca me senti tão sozinha quanto agora. Quando morava no trailer com minha mãe, pelo menos sentia que pertencia àquele lugar. Por mais que fôssemos diferentes, ambas pertencíamos àquele cenário. Aqui nessa casa, porém, não sei se consigo entrelaçar nada a essas pessoas. Eles parecem paredes de tijolo, com as quais posso dar de cara a cada curva

Como em todos os livros de Colleen Hoover, aguardamos um assunto forte para ser abordado, neste, encontramos logo nas primeiras páginas, eu pensei que então o restante do livro seria calmaria, mas me enganei.

É difícil não se amargurar quando passamos tanto tempo sozinhos. E é ainda mais difícil não se amargurar com o sistema de classes e o povo endinheirado, pois quanto mais rica é a pessoa, mais pareço invisível a ela.

Beyah agora está em um mundo completamente diferente do que era acostumada, um pai rico, uma casa de praia, uma família amorosa, uma irmã com quem pudesse conversar e para completar, um vizinho lindo e misterioso, Samson.

No primeiro momento ela decide aproveitar para ganhar uns quilos, já que a vida inteira ela passou fome, tentar aproveitar ao máximo a praia e o pôr do sol. Mas com o passar dos dias, ela vê que pode aproveitar tudo na companhia de Samson, afinal eles descobrem que tem muito mais em comum do que pensam.

Os dois se envolvem e tentam fazer um acordo de deixar os sentimentos de fora, deixando claro que o romance irá durar somente até o verão terminar, depois iam seguir suas vidas como planejado. Ela tinha muitas perguntas sem respostas sobre Samson e ele prometeu responder todas um dia antes de suas partidas. Era o plano, mas de repente tudo mudou.

– Se a gente embarcar nessa, vamos ter que ficar na parte rasa… se virar alguma coisa. Um namoro de verão. Quero que seja só isso. Não quero sair daqui em agosto no meio de um relacionamento.

No meio da única noite que os dois conseguem dormir juntos, Beyah é acordada no meio da madrugada com um policial algemando o rapaz que até então era inofensivo para ela, sem entender nada ela entra em desespero e pede para chamar seu pai, pois precisa de alguém conhecido ao seu lado naquele momento caótico.

– Existem dois tipos de erro. O erro que deriva da fraqueza e o que deriva da força.

Na delegacia ela descobre que muita coisa que ela e Sara pensavam saber sobre Samson não era verdade, mas em momento algum Beyah pensa em abandoná-lo, afinal ela sabe que o que viveram foi verdadeiro e sabe o quão horrível é não ter ninguém para apoiar.

– Você mesmo disse que as pessoas se afogam no raso. Eu estou me afogando, Samson. E você está me prendendo debaixo da água.

O momento serve para que muitas coisas sejam esclarecidas, inclusive entre ela e Brian, muitas verdades e sentimentos vêm à tona, uma nova relação é construída entre pai e filha, e foi impossível eu não me emocionar com essa parte do enredo.

– Quando você nasceu eu tinha vinte e um anos. Eu nunca soube o que estava fazendo. Quando você era pequeninha era mais fácil fingir, mas depois que você cresceu, eu só… eu me sentia culpado. E essa culpa começou afetar o nosso tempo juntos. Eu sentia que suas visitas eram inconvenientes para você.

– As visitas eram a única coisa pela qual eu esperava.

Anos se passaram desde que Beyah e Samson se encontraram pela última vez, que foi na delegacia, onde ele diz que quer que ela viva a vida dela e não fique presa a ele. Mas lógico, que no dia em que ele sai em condicional, ela está lá esperando por ele e pelo final feliz dos dois.

Olhe só para nós. Duas crianças solitárias, negligenciadas, agora de volta ao topo do mundo.

Assim como no livro É assim que acaba, essa história não é apenas sobre um casal, acredito que existem muitos outros pontos importantes e que acabaram me tocando.

Esse livro me surpreendeu um pouco, a tradução não ficou perfeita, mas a história compensa, e o final encheu meu coração, todos merecem uma segunda chance, e esse livro mostra isso em vários momentos.

Publicado em: 26/09/2023

deixe seu comentário