A biblioteca da meia-noite

Matt Haig

Editora: Tag

Páginas: 320

Ano: 2022

Sinopse:

Em algum lugar além do fim do universo existe uma biblioteca que contém um número infinito de livros, cada um a história de outra realidade. Um conta a história de sua vida como ela é, junto com outro livro sobre a outra vida que você poderia ter vivido se tivesse feito uma escolha diferente em qualquer momento de sua vida. Enquanto todos nós nos perguntamos como nossas vidas poderiam ter sido, e se você tivesse a chance de ir à biblioteca e ver por si mesmo? Alguma dessas outras vidas seria realmente melhor? Em “A biblioteca da meia noite”, Nora Seed se depara com essa decisão. Diante da possibilidade de trocar de vida por uma nova, seguir uma carreira diferente, desfazer antigos rompimentos, realizar seus sonhos de se tornar glaciologista; ela deve pesquisar dentro de si mesma enquanto viaja pela Biblioteca da Meia-Noite para decidir o que é verdadeiramente gratificante na vida, e o que faz valer a pena viver, em primeiro lugar.

Poucas histórias me deixaram tão impactada e menos ainda me fizeram chorar. Nos últimos momentos precisei até de uma pausa para recuperar o fôlego, antes de terminar.

Que leitura!

Nora era muito infeliz e não via mais razão para viver. Até que se aproximou da morte, mas em vez de encontrar o céu ou o inferno, ela se viu na Biblioteca da meia-noite.

Entre a vida e a morte, há uma biblioteca — disse ela. — E, dentro dessa biblioteca, as prateleiras não têm fim. Cada livro oferece uma oportunidade de experimentar outra vida que você poderia ter vivido. De ver como as coisas seriam se tivesse feito outras escolhas… Você teria feito algo diferente, se houvesse a chance de desfazer tudo de que se arrepende?

Ela explorou outras oportunidades de vida, visitando alguns livros, mas sempre havia algo que não a satisfazia. Estava difícil encontrar uma vida que você perfeita.

Cada vida contém muitos milhões de decisões. Algumas grandes, algumas pequenas. Mas cada vez que uma decisão é tomada em detrimento de outra, os resultados são diferentes. Ocorre uma variação irreversível, o que, por sua vez, leva a outras variações. Esses livros são portais para todas as vidas que você poderia estar vivendo.

Enquanto acompanhamos a personagem se frustrar, não tem como não criar uma comparação com a nossa própria realidade, sem que precisemos de uma Biblioteca assim para chamar de nossa.

Ficou um rico ensinamento de que perfeito mesmo é conseguir enxergar valor na vida, acreditar que cada etapa faz parte do processo de aprendizagem e que sempre, absolutamente sempre, temos a chance de mudar, recomeçar, fazer novas escolhas e seguir em frente. Só exige muita força de vontade e fé.

Não precisamos fazer tudo a fim de ser tudo, porque já somos infinitos. Enquanto estamos vivos, carregamos em nós um futuro de possibilidades multifacetadas.

Mas para saber se Nora optou por viver e qual vida possa ter escolhido, precisa ler esse livro, que é uma obra de arte. Cheio de trechos com explicações que te conectam com a história. Matt é um monstro na escrita. Finalizei a leitura já colocando todos os seus demais livros na lista de desejados. Me julguem! 😆

Cada dia era como uma peça sendo colocada num quebra-cabeça e, com cada peça adicionada, ficava mais fácil saber como seria a forma das peças que faltavam.

Foi uma das minhas melhores leituras.

Você não precisa entender a vida. Precisa apenas vivê-la.

Publicado em: 02/08/2024

deixe seu comentário