Sinopse:
1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto. A Noiva Fantasma é o surpreendente romance de estreia de Yangsze Choo, a escritora de ascendência oriental que está encantando fãs por todo o mundo. Por mais fantásticas que pareçam, as noivas fantasmas ainda resistem até hoje em parte da cultura asiática. A prática, que chegou a ser banida por Mao Tsé-Tung durante a Revolução Cultural, foi muito frequente na China e na Malaia (hoje Malásia) no final do século XIX. O casamento era usado para tranquilizar um espírito inquieto, e garantir um lar e estabilidade para as mulheres que diziam sim a maridos já falecidos. É claro que elas tinham um preço alto a pagar, e com Li Lan não seria diferente. Evocando obras como Lugar Nenhum, de Neil Gaiman, essa obra é uma história impressionante sobre o amor sobrenatural e sobre o amadurecimento, escrita por uma extraordinária nova voz da ficção contemporânea.
Resenha:
Se eu soubesse quão fácil é perder a vida, teria tomado mais cuidado com a minha.
Aos 4 anos Li Lan viu a varíola matar sua mãe e deixar seu pai com a pele extremamente marcada. Já nela, como um milagre, a doença deixou apenas uma cicatriz atrás da orelha. Seu pai se tornou ausente, então a criação dela ficou por conta da sua Amah, dama de companhia que também havia cuidado de sua mãe. Supersticiosa, com a idade avançada, já poderia ter se aposentado, mas cuidar de Li Lan parecia prazeroso.
Viviam em Malaca, onde também morava a família Lim, uma das mais ricas da cidade. Há poucos meses haviam perdido o único filho ainda jovem, Lim Thian Ching. Boatos diziam que a causa do falecimento teria sido uma febre. Antes de morrer, ele viu Li Lan em uma festa e se encantou com a moça. Seus pais eram muito amigos, mas como a família de Li Lan não possuía muitos recursos, ela foi prometida para o sobrinho da família Lim, que foi criado por eles, Tian Bai. Para Lim Thian Ching haveria uma prometida que fosse considerada mais a altura da família.
No mundo espiritual, Lim Thian Ching queria vingança. Para ele, sua morte foi um assassinato e tudo o levava a acreditar que o responsável foi seu primo, Tian Bai. Ele se envolveu com grandes influências no mundo espiritual, que facilitariam sua vingança e tornariam possível que, mesmo do além, ele pudesse cortejar e se casar com Li Lan ainda viva.
Li Lan recebeu a notícia por seu pai, de que a família Lim desejava que ela fosse a noiva fantasma do seu filho falecido. Seria algo bom para ela e para a família. Preocupada com o futuro do pai, por estarem quase em falência, se sente obrigada a aceitar e resolve se aproximar, para conhecer melhor a família.
Começa a sonhar com o futuro noivo. Nos sonhos ele dizia querer cortejá-la. Assustada, não teve coragem de contar pra ninguém.
Nas suas visitas à casa da família Lim, conhece um rapaz que acredita ser um dos empregados, algo nele a encanta profundamente. Quando ela descobre que ele é Tian Bai, sobrinho da família e que foi prometida para ele por algum tempo, começa a torcer para que suas família retomem o acordo do casamento deles. Seria muito melhor casar com alguém vivo, por quem ela fosse apaixonada, do que com um espírito, que ainda por cima parecia assombrá-la.
Se sentindo rejeitado, a raiva invade Lim Thiam Ching e passa a tornar as suas investidas nos sonhos de Li Lan bem mais agressivas. Desesperada, pede ajuda para Amah e juntas passam a tentar expulsar o espírito dele. Tentaram de tudo, mas algo deu muito errado e em vez de se livrar do fantasma, ela se tornou um.
Seu corpo parecia estar vivo, mas o espírito de Li Lan não conseguia voltar para ele. Perdida, passou a espionar a família Lim e descobrir seus segredos colocou a vida dela em risco, podendo perder seu corpo para sempre, virando um espírito fraco e faminto.
Ela conta com a ajuda de Er Lang, um ser não humano, que às vezes parece um aliado, outras somente estar usando ela, mas ele foi de total importância para ajudá-la a fazer escolhas que mudariam para sempre o seu destino e o da sua família.
Comecei esse livro com a sensação de “eu vou sentir medo”. Foi a minha primeira experiência com a editora, então confesso que não estava muito animada por ser muito cagona. Mas essa capa faz qualquer um querer saber o que há ali dentro, não é mesmo? E preciso dizer que fui surpreendida. Em um cenário da Malásia, me ensinando muito da cultura desse povo, um suspense que me prendeu, com personagens que me despertaram as mais diversas emoções. Já parou para pensar como tem cuidado do seu corpo? Se valoriza sua saúde? Se explora a sua beleza? Essa leitura me fez perceber o quão pouco eu tenho olhado pra mim. Me fez acordar pra muitas coisas e ainda, no meio dos piores conflitos familiares, a autora conseguiu extrair o mais puro romance, me deixando desesperadamente sem fôlego. E não, ele não me deu medo!rs Só senti vontade de vivê-lo. Super recomendo a leitura!
Eu não era capaz de me afastar dele. Queria ficar ali, hipnotizada, como uma mariposa atraída pela lua.