O deus que destrói sonhos

Rodrigo Bibo

Editora: Thomas Nelson Brasil

Páginas: 160

Ano: 2021

Sinopse:

Uma tentação constante que cerca a vida cristã é a inversão do chamado: a presunção de que Deus precisa abençoar nosso caminho e seguir nossos planos e sonhos. Essa postura é enganosa e faz parecer que Deus só é fiel quando nos abençoa. Mas e se Deus derrubar o nosso sorvete, ele deixa de ser fiel? Claro que não! Ele continua sendo um Pai sábio e um Deus misericordioso mesmo em meio às nossas frustrações. Às vezes, ele só quer chamar nossa atenção para o caminho certo. Você já deve ter testemunhado gente adulta se comportando como criança por não ter a vida que pediu a Deus. É porque pediu errado! Neste livro, Rodrigo Bibo, do podcast Bibotalk, apresenta o caminho do discipulado, o meio para “sonhar” o que Deus já planejou. Aprenda a enxergar e seguir a vontade soberana de Deus expressa em Sua Palavra, tendo uma vida de serviço dedicada a Cristo.

(…) pois uma vida só encontra sentido na realização de um “sonho” se este contempla a glória de Deus.

Namorei esse livro por algum tempo porque gostei da capa e do título. Vai contra a maioria do que vejo quando o intuito é falar de Deus. Algo que choca e pode até causar desinteresse, já que estamos acostumados a ouvir que Deus deseja o melhor para nós, e é aí que está a grande questão dessa obra: será que esse melhor é o que nós queremos? Porque se não for, continuaria sendo bom?

Descobri a resposta para essa pergunta há alguns anos atrás quando enterrei meu pai. Fiquei chateada com Deus e passei a não orar mais, já que Ele faria o que bem entendesse afinal.

Mas, alguns anos para frente, voltei a fazer devocionais – pequenos estudos diários sobre a Bíblia – e em um deles aprendi que é durante a oração que Deus faz a vontade Dele coincidir com a nossa. Ainda podemos nos machucar? Com certeza, mas sabendo que se não entendemos ainda, é por haver um propósito de Deus que, em algum momento, trará a compreensão. Achei lindo. Foi como se Deus me resgatasse.

(…) este livro não é sobre os seus planos destruídos e como a mão de Deus irá livrá-lo do vale. Este livro é sobre a vontade de Deus e como ele pode destruir os seus sonhos!

Tendo como plano de fundo e ritmo de escrita a Bíblia, o autor nos mostra o que – realmente – há nas escrituras.

(…) pensar em Deus somente como abençoador é complicado, limitado, pois Deus é muito mais que abençoador. Ele é Senhor e Rei.

As minhas experiências com a maioria das pregações que ouvi, me apresentaram dois tipos de Deus: o que atende meus desejos e o que me condena pelos pecados.

Quando decidi ler a Bíblia inteira não encontrei um gênio da lâmpada e após o sacrifício de Jesus, pela graça não me senti mais condenada.

Mas, o pai que ama vai disciplinar seu filho, mesmo que isso faça com que o pai pareça cruel no momento. Deus, como pai amoroso, age da mesma forma (Hebreus 12), e quem se submete à sua disciplina, isto é, torna-se seu discípulo, tem seus sonhos e ambições transformados.

Bibo me encantou por enxergar as coisas da mesma maneira que eu, não em tudo, aprendi demais com a leitura, mas foi a primeira vez que li algo sobre Deus que apresentasse o que encontrei na Bíblia.

Paulo deixa bem claro a condição do ser humano: ou somos escravos do pecado ou somos escravos de Deus. Tipo, não existe a tal liberdade do “eu posso ser o que eu quiser”.

A narrativa é divertida por trazer exemplos do cotidiano. Não uma alienação de que qualquer coisa que não seja sobre Deus deva ser descartado.

Apocalipse 3:12 mostra que, na eternidade, teremos o nome do Senhor gravado em nós. Não é um claro sinal de possessão? Então, somos do Senhor (Tito 2:14)! Assim como o Woody e o Buzz pertencem ao Andy.

Mas deixou um alerta sobre como colocamos coisas, pessoas ou situações no lugar que Deus deveria estar em nossas vidas.

Somos idólatras, com corações que não param de fabricar novos deuses.

Quem nunca pediu um sinal milagroso de Deus em algum momento?

Ficar pedindo sinais para Deus é sintoma de imaturidade espiritual e fuga de um compromisso com as Escrituras que tão claramente revelam o que Deus espera de seu povo.

Deus deseja um relacionamento com a gente, com confiança, não deixando a necessidade de sinais milagrosos.

(…) a vida em comunidade nos ajuda a entender a vontade de Deus.

Manter vínculo com pessoas que estão no mesmo propósito já me salvou muitas vezes de desviar ou esquecer o que Deus representa pra mim. Embora não congregue mais em igrejas.  Entendo a importância desse hábito, o livro mexeu comigo nesse ponto, mas não mudou minha posição. Que Deus me dê sabedoria.🙏

Não fique esperando o propósito para caminhar, porque você descobre o propósito na caminhada. E descobrir o propósito na caminhada é entender que o propósito é o caminho!

Conhecer melhor a Deus é do que necessitamos acima de tudo se pretendemos enfrentar a vida, sejam quais forem as circunstâncias.

O objetivo da sua oração não é informar Deus, como se ele não soubesse o que você quer. A oração é para você se informar. É para pensar no sentido dos seus desejos mais profundos.

Evangelho não é o ser humano em direção a Deus, com mãos cheias de boas obras para trocar por uma coroa. Evangelho é Deus em direção à criação, com mãos cheias de sangue, trocando a coroa pela cruz!

É uma leitura necessária para quebrar julgamentos e julgos equivocados. E descobrir que alguns sonhos frustrados, no futuro, podem se tornar livramento.

Publicado em: 12/02/2023

5 Comentários

  1. Fatima12 fev, 2023Responder
  2. Marina Mafra12 fev, 2023Responder
  3. Juliana Morais13 fev, 2023Responder
  4. Aline25 set, 2023Responder

deixe seu comentário