Sinopse:
Um Romance Intenso e Divertido. Julyana Barocci é o perfeito retrato da mulher contemporânea: ela é determinada, bem-sucedida e tem o emprego dos sonhos. Agora, aos 35 anos, percebe que conquistou tudo o que queria. Bem, quase tudo. Quando o assunto é relacionamentos, o retrato não é tão fiel assim. Em “Uma janela para o céu”, Julyana narra com bom humor suas aventuras e inseguranças na busca por seu par ideal. Com o súbito aparecimento de seu pai desconhecido, ela descobre os fatos que a fizeram se separar do único namorado a quem amou de verdade – e de quem ficou separada por vinte anos. Essa visitinha do passado veio para esclarecer questões mal-resolvidas ou para complicar a vida de Julyana de vez?
Sou de Nepomuceno, interior de Minas, e tem um lugar próximo chamado Janela do Céu, que é o lugar mais lindo que já vi. (Páginas 75 e 76)
July já estava conformada com a sua vida, mas o aparecimento surpresa de seu pai, Romeu, mexeu com tudo nela, trazendo a tona perguntas com as quais ela já havia se acostumado com a falta de respostas.
Opte por aquilo que te faz vibrar. (Página 82)
A história contada por sua mãe, dizia que Romeu havia sido um amor de carnaval, gringo e que não fazia ideia da existência de uma filha. Crescer sem o pai foi complicado, mesmo contando com um padrasto bastante querido.
Estar cara a cara com o pai, que tinha uma versão bem diferente dos fatos, fez July voltar à sua cidade natal, para cobrar respostas de sua mãe, pessoalmente.
Até que ponto os pais podem interferir na vida dos filhos? (Página 94)
Mas mexer com o passado trouxe mais respostas do que ela estava preparada para ouvir.
… passado é passado. Não devemos remoer, pois ele pode contaminar o presente. (Página 263)
Tudo que July acreditava ter vivido, se tratava de mentiras e omissões. Revoltada e sem saber por onde começar a juntar os seus pedaços, resolve começar procurando o seu grande amor do passado, Lucas, para esclarecer alguns pontos e quem sabe retomar de onde haviam parado.
Ele era como uma dose diária de sobrevivência para mim. (Página 95)
Essa busca a leva por uma viagem para fora do Brasil, literalmente à caça do seu primeiro e único amor.
Mulheres confiantes não se sentem sozinhas, pois enxergam os anseios sob as próprias perspectivas. (Página 239)
Ela contou com o apoio de duas grandes amigas, Alice e Paola, que mesmo não conseguindo estar na viagem, acompanharam pelo whatsaap toda a aventura da amiga.
July sabia que as coisas haviam mudado e que sem conseguir contato com Lucas para avisar que estava chegando, corria o risco de perder a viagem, mas isso era tudo o que ela poderia fazer no momento. Ela precisava esclarecer seu passado de mentiras, para que conseguisse seguir para um futuro que considerasse real.
A dor nos faz chorar, sofrer e, às vezes, nos faz querer parar de viver até que algo surja e nos convide à vida de novo. (Página 105)
A história me fez viajar com a July, sofrer com cada descoberta, sorrir com cada palhaçada. Estar na mente dela foi muito engraçado. A amizade com as meninas torna a história ainda mais divertida. Acredito que o melhor tipo de amizade é aquele que nos faz sorrir mesmo nas desgraças. O apoio delas se mostra fundamental na aventura de July. Na medida certa, a autora uniu humor, drama e romance. A leitura é leve e a história flui de forma deliciosa. Quando acabou eu quis muito mais, não por faltar algo, mas por não querer largar a história.
Tudo passa! O vento, a chuva, o furacão e, então, surge um sol brilhante, o qual te mostra que hoje é um novo dia e que sua vida somente engrandece, se você mudar. (Página 205)
É o primeiro livro da autora Marina Machado, fã de David Nicholls, acredita que a melhor parte de escrever é quando as personagens e histórias conseguem tocar os leitores de alguma maneira. Virei tiete, gente! Muito amor por essa autora de uma escrita impecável e um carisma contagiante.
Sobre a autora: Instagram | Facebook | Skoob
Onde comprar: Saraiva | Amazon
Já haviam visto essa capa por aí? Maravilhosa né? Sei que não devemos julgar um livro pela capa, mas esse eu teria comprado pela capa se a autora não tivesse me encontrado antes do lançamento.rs Agradeço imensamente pela confiança e oportunidade Má. Sua obra foi um presente para mim.
De tudo que já li brasileiro, esse foi um dos mais tops. Recomendo muito!
O que acharam?
Beijos,
Má.