Capa Orgulho e Preconceito Saraiva

Orgulho e Preconceito

Editora: Saraiva

Número de página: 374

Ano: 2011

Livro Orgulho e preconceito

Sinopse: “Orgulho e Preconceito” é o mais popular dos romances de Jane Austen.
A jovem Elizabeth Bennet, que se julga desprezada por Darcy, jovem rico e orgulhoso, começa a se interessar pelo belo militar Wickham. Em lugar do simples enredo sentimental, o texto de Austen focaliza uma questão mais complexa em que se misturam a razão, o sentimento de gratidão e suas implicações e, especialmente, a desconfiança com relação às primeiras impressões.

Finalmente acabei de ler Orgulho e Preconceito, pois não dava mais para adiar, segurei o quanto pude! Não queria acabar! Me apaixonei pela história após ler Perdida da autora Carina Rissi, me instigou a ideia de ler algo tão antigo. Para satisfazer a minha curiosidade, assisti ao filme e OMG me apaixonei pelo Mr. Bingley. Sei que todas amam o Mr. Darcy, eu entendo, ele é de arrancar suspiros, mas Jane e Bingley me encantaram demais! Após assistir o filme, corri para baixar o livro, pois não poderia esperar para comprar né? Queria ler naquele momento. A linguagem foi diferente de tudo que eu já havia lido. Complicada, pois eu era nova nisso, mas apaixonante. Fiquei curiosa para saber se todas as edições mantiveram a mesma linguagem e adivinhem? Não! Li o capítulo 35 em todas as edições, pois foi o meu favorito (quem sabe qual é?rs) e notei diferença em algumas palavras, foram modificadas por outras que, na minha opinião, facilitaram o entendimento. Por esse motivo, vou continuar comprando edições antigas sim! Total descontrole, eu assumo! Mas sinto que a cada edição mais antiga que leio o capítulo 35, me aproximo do original da autora, já que eu sei que não encontrarei uma fada, que me dará uma forma de voltar no tempo e conseguir seu primeiro manuscrito! Quem souber de edições bem antigas, eu compro!rs

Livro Orgulho e preconceito

Precisava desse desabafo, afinal, a leitura entrou para 2º lugar na minha lista de Tops.

Agora vamos à história…

Resenha:

Quanto melhor eu conheço o mundo, menos ele me satisfaz; e cada dia vejo confirmada a minha crença na inconsistência de todos os caracteres humanos e na pouca confiança que se pode depositar nas aparências do mérito ou do bom senso.

Elizabeth Bennet, ou apenas Lizzy, possuía um gênio muito forte, não controlava o que pensava e muito menos o que falava.

Tenho uma persistência que a vontade dos outros é incapaz de intimidar. Nesses momentos a minha coragem sempre me socorre.

De uma família humilde, era a segunda filha de 5 irmãs. Jane, sua irmã mais velha, era muito bonita, doce, compreensiva, sempre via o melhor em tudo. Ela e Lizzy eram próximas e confidentes. Constantemente constrangidas pelos maus hábitos da mãe e de algumas irmãs. As duas pareciam estar na família errada.

Livro Orgulho e preconceito

Sua mãe, só pensava em arranjar um bom casamento para as filhas. Importunava o seu marido em tudo, mas ele conseguia manter uma personalidade tranquila com ela e as filhas.

Mas é sempre assim, quem não se queixa não encontra compaixão.

Em um baile, Jane e Lizzy conheceram Mr. Bingley (ai meu coração) e Mr. Darcy. Os dois eram muito amigos. Assim que Bingley vê Jane, se encanta e ela parecia retribuir. Quando são apresentados a atração aumenta. Eles dançaram e trocaram olhares a noite toda.

Livro Orgulho e preconceito

Lizzy ficou muito feliz pela irmã, mas não pode deixar de notar o quanto o amigo de Bingley era antipático, passava um tipo de arrogância e para piorar a situação, não parecia se importar com o que pensavam dele.

… as pessoas em geral têm bastante bom senso para desprezar os outros por motivo tão fútil.

O futuro de Bingley e Jane passou por complicações e Lizzy procurou respostas. Não se conformava em ver o sofrimento da irmã. E  não mediu esforços para vê-la feliz.

No seu caminho, surge ninguém menos que Mr. Darcy, que acaba ficando fascinado por Lizzy. Mas como se aproximar e ajudar alguém dominada pela raiva e que acredita poder cuidar de si mesma?

Livro Orgulho e preconceito

Nesse romance de época encantador, a autora nos mostra a diferença nos hábitos antigos, mas a semelhança com tantos relacionamentos que vemos atualmente, onde os opostos até se atraem, mas precisando passar por cima do orgulho e vencendo todo tipo de preconceito.

Lembre-se apenas daquilo que lhe causa prazer.

Ah gente! Eu amei! Amei a história, me apaixonei pelos personagens. Senti vontade de fechar a boca de Lizzy e outras vezes de sacudir o Mr. Darcy.rs Fiquei impressionada com os costumes da época, encantada pelo romantismo que é difícil conseguir ver hoje em dia. Nasci na década errada, tenho certeza!rs A leitura flui, nem via os capítulos passarem, mesmo já conhecendo a história pelo filme, sabia que o livro seria mais completo e estava ansiosa por isso. Os capítulos 60 e 61 foram os que mais complementaram o filme pra mim e os que mais senti prazer em devorar, mesmo mantendo a minha opinião de que o meu favorito foi o 35.

Livro Orgulho e preconceito

Eu recomendo demais, é o tipo de leitura que você precisa conhecer!

E como eu me sinto atrasada por ter lido só agora, a pergunta é, alguém ainda não conhecia? Ou ainda não leu?

Beijos

Compartilhe!

  • Milene Farias

    Amei, amei sua resenha, Ma!
    Orgulho e Preconceito também é um dos meus favoritos. Jane Austen é a rainha dos romances de época! Sou muito fã dela! Eu nunca suspirei tanto quanto fiz ao ler esse livro, ri demais, também não queria que acabasse. Paguei alguns micos em público, mas era impossível não entrar nessa história.

    Beijo! Sucesso <3

    • Marina Mafra Martinez

      Haha desse jeitinho mesmo Mi! Disseram que os demais livros dela são ótimos. Comprei alguns, mas sem previsão de leitura.😞

  • Jennifer Magalhães

    Ameeeei!!!!!!!!! Má, como sempre arrasando nas resenhas. Li este livro em 2014. Farei a releitura para postar a resenha e também matar a saudade desses personagens maravilhosos. Ele está emprestado, assim que a minha prima devolver, vou reler. Faz a resenha do livro “orgulho e preconceito zumbi” queria saber como é a história. ❤

    • Marina Mafra Martinez

      Que delícia! Quero conseguir reler ele em outras edições.
      Farei dos zumbis! Comecei a ler e ri bastante.rs O filme está muito bom também. O filme eu vi inteiro. Os personagens são caçadores de zumbis.rs Imagina do Mr. Darcy matando zumbis?rs Eu ri demais. Beijos sua linda!

  • Maria Luíza Lelis

    Oi, tudo bem?
    Que delícia ler a sua resenha. Esse livro é um dos meus favoritos da vida, mas tem outro da Jane Austen que gosto ainda mais que esse: Persuasão. É uma obra mais madura da autora e que realmente conquistou meu coração.
    Com relação ao filme, eu amo demais também. Só que sou mais o Mr. Darcy do que o Mr. Bingley hahaha.
    Beijos!

    • Marina Mafra Martinez

      Persuasão foi uma das que mais me indicaram mesmo Malu. Agora que falou já está mais que comprovado que eu preciso ler!hehe Só conheço eu que prefira o Bingley.rsrs beijos ♡

  • Raquel Costa

    Oiê, tudo bem?
    Acredita que nunca li nada da Jane Austen, tem vzs que me sinto uma estranha no mundo literário kkkkkk.
    Adorei sua resenha e vou colocar na meta é leitura desse ano esse livro é o filme também, preciso reverter essa situação kkkkk.
    Parabéns pelo blog e pela resenha.

    • Marina Mafra Martinez

      Precisa!haha É um clássico né? Não dá pra morrer sem ler. De verdade. Ela é única. Acho que vaí me entender quando ler. Vou aguardar ansiosa para saber o que achou. Beijos

  • Marcela Rodrigues

    Eu não conhecia. Fiquei super curiosa para conhecer!

    • Marina Mafra Martinez

      Jura? A autora é maravilhosa Má. Tenho a versão de livro infantil. Quero ler pra postar aqui também!😊😘

  • Ilane

    Eu já ouvir falar bastante! Acredita que nunca li 😵? Nossa dá até vergonha não ter lido esse clássico! Mas já tá na minha lista de Leitura imensa haha agora depois dessa resenha apaixonada vai pra lista de prioridades rs. Bjos linda 😘 .Lane
    aleituramagica.wordpress.com

    • Marina Mafra Martinez

      Ai Lane, não dá pra viver sem conhecer o Mr. Darcy. Você precisa priorizar isso guria.rs Vou querer saber o que achou! Beijocas

      • Ilane

        Pode deixar rs bjos 😘

  • GPL ♡

    Por que eu não li esse livro até hoje? EU SINCERAMENTE NÃO SEI.
    Só ouço coisas boas a respeito desse clássico e depois de ler a resenha minha vontade só aumentou.
    Beijos,
    Garota Perdida nos Livros

    • Marina Mafra Martinez

      Haha é impossível não gostar. Não sei como a autora fez isso, mas eu leria em qualquer época ou ocasião. Quero muito que conheça!😊😘

  • Mas o bixa compulsiva haha.
    Nunca li e nem assisti o filme, confesso que rola uma certa preguiça quando a história é de época, mas você fala tanto desse livro que agora me sinto na obrigação de ler.
    E sim quero saber o que tem na página 35, me manda foto por favor.
    Amei as fotos, cada dia me surpreendo com a composição e qualidade delas.
    Beijo Tatu ♥

    • Marina Mafra Martinez

      Quem? Compulsiva? Magina!rsrs Você nem me conhece.🙈🙈🙈
      Eu amo quando você me repara! Sou carente! (Por dentro)rs Obrigada por estar sempre comigo! Amo você!♡ Tatu.

  • Começando a leitura do meu essa semana. Estava ansiosa já. Já adiei um monte de vezes, mas agora vai! hahaha
    E as edições? Sem Or! Quero 90% delas!

    Linda a resenha, Mari!
    Beijinhos!
    Luar de Livros

    • Marina Mafra Martinez

      Obrigada linda!
      Então entende o motivo de eu comprar as que vou encontrando?rs
      Beijos

error: Content is protected !!