Razão e Sensibilidade

Jane Austen

Editora: Martin Claret

Páginas: 400

Ano: 2018

Sinopse:

"Razão e Sensibilidade" é um livro em que as irmãs Elinor e Marianne representam uma dualidade, de maneira alternada, ao longo da narrativa. As expectativas vividas pelas duas com a perda, o amor e a esperança, nos aponta para um excelente panorama da vida das mulheres de sua época. As irmãs vivem em uma sociedade rígida, e ambas tentam sobreviver a esse mundo cheio de regras e injustiças. Tanto a sensível e sensata Elinor como a romântica e impetuosa Marianne se veem fadadas a aceitar um destino infeliz por não possuírem fortuna nem influências, obrigadas a viver em um mundo dominado por dinheiro e interesse. As duas personagens passam por um processo intenso de aprendizagem, mesclando a razão com os sentimentos em busca por um final feliz.

Decidi que leria todos os livros da Jane Austen esse ano. Após ler Orgulho e Preconceito me apaixonei pela escrita dessa mulher que, embora já tenha falecido há mais de 200 anos, se mantém tão atual. Para me ajudar, a Editora Martin Claret publicou essa coleção maravilhosa e com uma tradução simples e de fácil compreensão.

Às vezes somos guiados pelo que dizemos de nós mesmos e com muita frequência pelo que outras pessoas dizem de nós, sem que paremos para refletir e julgar.

Nesse livro conhecemos Elinor e Marianne, duas irmãs que acabaram de perder o pai. A responsabilidade de dividir a herança ficou com o irmão mais velho, filho do primeiro casamento do pai. Mas a cunhada das irmãs não está disposta a deixar de se favorecer com essa divisão e elas acabam com pouca renda e em uma casa bem menor.

Em uma sociedade marcada pelo preconceito, acompanhamos o impacto das mudança na vida das meninas, a dificuldade em conseguir amizades e principalmente arranjar casamento.

Tudo vai ensiná-las que nem só de razão ou de sentimento se vive, mas o equilíbrio dos dois ajuda a construir o bom senso.

Não é o tempo nem a oportunidade que determinam a intimidade, é só a disposição.

Fiquei completamente envolvida com a história. A autora não tem pressa de chegar ao final, desenvolve o enredo em todo um cenário da época.

A leitura do aumentou o meu desejo de ler todas as obras de Jane Austen.

Publicado em: 14/07/2019

deixe seu comentário